Gercina Ângela de Lima

Permanent URI for this communityhttps://ceprecri-ds.eci.ufmg.br/handle/123456789/16

Full Professor of the School of Information Science from UFMG. She holds a Bachelor's degree in Library Science from the Federal University of Minas Gerais (1985), Master of Science in Library Service-Clark Atlanta University (1993), Doctorate in Information Sciences from the Federal University of Minas Gerais (2004), PhD in studies on methodologies for the indexing process of textual documents, y Documentación Department of Librarianship, Faculty of Humanities, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Spain (2013-2014), and PhD from the School of Arts and Communication University (2014). Researcher 1D at CNPQ. Coordinator of the research group MHTX-Conceptual Modeling of Hypertexts to Academic Documents, registered at CNPq since 2004. Member of the International Society for Knowlege Organization (ISKO) Advisory Committee. Has experience in the area of Information Science, with an emphasis on Organization and Information Representation.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Item
    EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA PARA ENRIQUECIMENTO DE ONTOLOGIAS DE DOMÍNIO
    (MULTÍPLOS OLHARES EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2019) Araújo, Webert Júnio. Lima, Gercina Ângela de.
    Este resumo estruturado é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e foi apresentado no II Fórum de Pesquisas Discen- tes da ECI/UFMG. O objetivo norteador é desenvolver uma me- todologia com procedimentos detalhados para enriquecimento de todos os componentes das ontologias de domínio. A pesquisa ca- racteriza-se como aplicada, quanto à natureza, exploratória, quan- to aos objetivos, e experimental no que concerne aos procedimen- tos metodológicos. As etapas propostas na metodologia desta in- vestigação são sete: (1) pesquisa bibliográfica; (2) mapeamento da literatura sobre enriquecimento de ontologias; (3) estudo das nor- mas e método oriundos da Biblioteconomia e Ciência da Informa- ção para atualização e manutenção de Sistemas de Organização do Conhecimento; (4) estudo das metodologias de desenvolvimento de ontologias; (5) análise qualitativa e comparativa do conteúdo dos documentos levantados nas etapas 2, 3 e 4; (6) desenvolvimen- to da metodologia para enriquecimento de ontologias de domínio; (7) avaliação da metodologia desenvolvida. A pesquisa ainda pos- sui resultados para serem apresentados e discutidos.
  • Item
    Panorama das ontologias do domínio agrícola: estudo a partir da Análise de Conteúdo
    (Ciência da Informação., 2021-04-27) Araújo, Webert Júnio. Lima, Gercina Ângela de.
    O estudo objetiva identificar o panorama atual das ontologias do domínio agrícola, por meio de uma revisão de literatura. Os procedimentos metodológicos adotados no estudo são: i) levantamento bibliográfico; ii) seleção dos trabalhos para estudo; iii) aplicação da técnica de Análise de Conteúdo para criação de quatro categorias de análise: assunto, propósito, metodologia de desenvolvimento e avaliação/validação. Os resultados mostram que as ontologias possuem, quanto à categoria “assunto”, uma diversidade de temáticas dentro da agricultura, revelando as inúmeras possibilidades de construção de ontologias na área. Em relação ao “propósito da ontologia”, observa-se que seus objetivos variam entre criar um modelo de representação do conhecimento em um subdomínio relacionado à agricultura, e servir como base para alguma aplicação. No tocante à “metodologia de desenvolvimento”, predomina a construção de ontologias sem o uso de metodologias reconhecidas na literatura. Por fim, a categoria “avaliação/validação” revela a preocupação dos desenvolvedores na verificação das ontologias. Conclui-se que a principal omissão das ontologias do domínio agrícola é com relação ao uso de metodologias para desenvolvimento.
  • Item
    Enriquecimento de ontologias de domínio: uma revisão sistemática da literatura
    (Em Questão, Porto Alegre, 2023-03-28) Araújo, Webert Júnio. Lima, Gercina Ângela de.
    Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a temática enriquecimento de ontologias de domínio com o propósito de sintetizar as principais discussões sobre tal tema. Para tanto, a metodologia respalda-se nas diretrizes para revisão sistemática em conjunto com o uso do software Start para gestão e organização dos 29 estudos selecionados em cinco bases de dados. Os dados coletados permitiram identificar algumas características dos estudos publicados sobre enriquecimento de ontologias, tais como: fontes de informação utilizadas, tipos de enriquecimento mais aplicados, tipos de técnicas de extração de informações utilizadas, bem como o grau de detalhamento dos métodos para enriquecimento de ontologias de domínio. Conclui-se que o artigo atingiu o objetivo e que as ontologias de domínio precisam acompanhar a dinamicidade do fenômeno que representa, sendo o processo de enriquecimento uma direção para isso.