Gercina Ângela de Lima

Permanent URI for this communityhttps://ceprecri-ds.eci.ufmg.br/handle/123456789/16

Full Professor of the School of Information Science from UFMG. She holds a Bachelor's degree in Library Science from the Federal University of Minas Gerais (1985), Master of Science in Library Service-Clark Atlanta University (1993), Doctorate in Information Sciences from the Federal University of Minas Gerais (2004), PhD in studies on methodologies for the indexing process of textual documents, y Documentación Department of Librarianship, Faculty of Humanities, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Spain (2013-2014), and PhD from the School of Arts and Communication University (2014). Researcher 1D at CNPQ. Coordinator of the research group MHTX-Conceptual Modeling of Hypertexts to Academic Documents, registered at CNPq since 2004. Member of the International Society for Knowlege Organization (ISKO) Advisory Committee. Has experience in the area of Information Science, with an emphasis on Organization and Information Representation.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Item
    A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO PARA A INDEXAÇÃO
    (Ponto de Acesso, 2021-12) Lima, Gercina Ângela de. Fujita, Mariângela Spotti Lopes. Redigolo, Franciele Marques
    A indexação é um importante processo em um Sistema de Recuperação da Informação (SRI), constituído de duas etapas: análise de assunto e tradução. Sabe-se que a literatura aponta a etapa de análise de assunto como um dos processos mais difíceis de serem realizados, pelo seu caráter subjetivo. Um importante fator que deve ser observado nesse processo é o contexto. O objetivo deste estudo é analisar os diferentes pontos de vista que a importância do contexto tem no processo de indexação, especificamente o contexto sociocognitivo. Esta pesquisa parte de um levantamento bibliográfico, caracterizando-se como exploratória e descritiva. Conclui-se que todas as abordagens apresentadas na literatura pressupõem que o processo de indexação sempre sofre influência sociocultural, e depende do contexto cultural e social específico do indexador e do usuário.
  • Item
    A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA NA ELABORAÇÃO DO ÍNDICE DE FINAL DE LIVROS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
    (Ponto de Acesso, 2022-04) Gonçalves, Mayara Silva. Lima, Gercina Angela de.
    O Índice de Final de Livro é um dos instrumentos mais antigos utilizados para Organização e Recuperação da Informação, e sua importância decorre do fato de ser este um dos principais pontos de acesso ao conteúdo de um livro, auxiliando o leitor na compreensão dos conceitos relevantes contidos nos manuscritos. Porém, o processo de elaboração do Índice de Final de Livro no Brasil acontece, geralmente, de maneira manual, o que demanda tempo e custos financeiros, justificando o baixo número de publicações que contêm o índice. Dessa forma, este artigo tem o objetivo de apresentar estudos que discutem sobre o uso da tecnologia na elaboração do índice, a partir de 16 publicações selecionadas pelo processo de levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram que as publicações nos primeiros anos apresentaram de forma incipiente a inserção tecnológica e, com o passar dos anos, houve vários relatos de índices produzidos por meio da indexação automática. Conclui-se que são necessários estudos sobre a utilização da indexação semiautomática para auxiliar na elaboração do índice, considerando que a intervenção do indexador, mesmo com o auxílio da tecnologia, continua sendo necessária para explicitar a semântica e o contexto na elaboração de índices, assim como a utilização da tecnologia é necessária para agilizar a finalização do índice.